Para de que serve uma fotografia?

Uma fotografia, sozinha, unitária, É possibilitado a servir para a desgraça do jornal, de modo a este anúncio por moda, de modo a a divulgação de um produto. Dentro do um contexto do artes visuais, é cada vez Muito mais difícil pensar em obras fotográficas qual se apresentem saiba como uma imagem única, desprovida por companhia, de uma série ou sequência. Provocações à parte, é impossível — especialmente no contexto dos fotolivros contemporâneos — pensar um manejorefregatráfego atravfois por uma única fotografia. A nãeste ser em quadros raros saiba como este livro Lucas, qual é composto de uma única fotografia desdobrada em uma série de momentos, o que faz com de que uma única imagem se torne uma sequência do fotografias.

Além da fotografia se consolidar cada vez Muito mais tais como uma Feitio seriada, de que depende por elementos ordenados de modo a transmitir seu sentido pleno, a história, mensagem ou conceito possui adquirido 1 papel cada vez Ainda mais central na realizaçãeste por projetos fotográficos. Alec Soth constata, em entrevista ao British Journal of Photography, qual nãeste se trata Ainda mais por fazer grandes fotografias, mas de se criar grandes histórias. Outro exemplo interessante, que casa perfeitamente com a fala de Soth é o livro Image Tsunami, de Erik Kessels. Não há sequer uma grande fotografia no livro - especialmente se considerarmos os preceitos clássicos do que faz uma fotografia boa ou ruim - mas há uma grande história, cheia de conexões e mensagens inusitadas e incrivelmente interessantes.



Assim, o fotógrafo contemporâneo que deseja estar inserido em um contexto de artes visuais, especialmente considerando fotolivros, não pode (ou não precisa ser) apenas um grande fotógrafo, ele deve ser um ótimo contador do histórias. Usando isto em mente, chegamos ao livro Sugar Paper Theories, do fotógrafo Jack Latham, publicado pela Here Press. O projeto aborda um dos poucos e com certeza mais misteriosos desaparecimentos da história da Islândia. Sugar Paper Theories conta com a ajuda do professor Gisli Gudjónsson para contar esta misteriosa história ocorrida nos anos 70, que foi bastante exposta através míPOR DIA e terminou em conclusões duvidosas, relacionadas a uma sé especialmenterie por pressões políticas qual afligiam a Islândia pelo período.

Este fotolivro conta usando uma sfoirie do fotografias produzidas por Jack Latham em locais ligados aos desaparecimentos, imagens do arquivo da polícia islandesa, recortes do jornais, trechos do diário de um dos suspeitos de envolvimento nos desaparecimentos e um texto, assinado pelo professor Gudjónsson, qual narra ESTES acontecimentos ligados ao desaparecimento ao longo do livro. A direçãeste por Feitio é bem natural estruturada e garante de que esta sfoirie de elementos não se torne uma grande bagunça. O livro conta utilizando uma sé especialmenterie por multiplos papeis, tamanhos do páginas e cores, de que organizam cada um destes elementos, por exemplo: as imagens de arquivo são apresentadas em um papel por textura grossa, quase uma lixa, enquanto ESTES recortes por jornais sãeste encartados, apresentados em papel rosa.


Este livro parte do local do 1º desaparecimento, na região de Reykjavik e segue até o seu desfecho, utilizando a prisãeste Destes supostos criminosos envolvidos e as memórias de que eles deixaram para trás. A sequência narrativa do fotolivro do Latham é essencialmente cronológica e tem como principal guia ESTES textos por Gudjónsson, de que trazem uma sfoirie do detalhadas informações A cerca de o caso. Dessa forma, acompanhamos este desdobrar do caso praticamente saiba como em 1 romance policial, esperando por novas pistas, suspeitos, culpados e heróis.

Esta organizaçãeste cronológica e a direção de arte impecável, fazem utilizando qual a história contada pelo livro possua Muito mais importância do de que as fotografias nele contidas. Fotografias que, aliás, são ótimas, pelo menos de modo a este meu gosto. A questão é que, se trocarmos todas as fotografias por Latham por outras, este impacto será mínimo. Presentemente, se trocarmos — ou tirarmos — os textos e imagens de arquivo, a história praticamente sumirá. E isto nãeste é 1 problema, talvez mesmo que até a Enorme excelência deste fotolivro. Esta é a “prova” de qual este fotolivro é a obra, não exclusivamente um suporte de modo a imagens. Tais como uma escultura é indivisível desprovido prejuízos para seu sentido e MANEIRA originais, um fotolivro igualmente não É possibilitado a ser despedaçado desprovido perder Parcela da — ou toda — sua própria potência.


Outro ponto qual bem me interessa em Sugar Paper Theories é a importância do texto Fotógrafo de produtos de modo a a comunicação da narrativa proposta pelo autor. Esta é uma característica cada vez mais presente, especialmente em projetos “documentais”. 1 Destes grandes exemplos — e possível causadora desta tendência — é Laia Abril, de que sempre traz grandes doses por Saber textual em seus projetos, isento as quais eles perderiam Enorme parte por seu sentido, profundidade e interesse. Novamente, quero afirmar de que isto não é 1 problema, do maneira nenhuma. Quanto Muito mais ricas e cativantes sejam as histórias melhor para quem as consome, mesmo que de maneira predominantemente visual, textual ou com a união Destes 2. Esta questão, fortemente presente em Sugar Paper Theories e em tantos outros fotolivros contemporâneos só reforça qual, pelo menos neste contexto, só uma fotografia nãeste serve Muito mais para muita coisa.

Phillip Toledano encontrou uma maneira amplamente sutil e delicada de modo a realizar still de peças por roupas. Ele usou balões do festa, não ficou lindo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *